domingo, 9 de dezembro de 2012

Depois de pouco mais de um mês da instalação da UPS da região norte a violência continua em Cascavel!


Nota PSTU/Cvel


Depois de pouco mais de um mês da instalação da UPS da Região Norte, a violência continua em Cascavel!

 




Sob a justificativa de “aproximar os policiais da comunidade e ainda diminuir a criminalidade nos bairros da região norte” foi instalada as vésperas do segundo turno das eleições, uma Unidade Paraná Seguro – UPS no bairro Interlagos em Cascavel. O então candidato à prefeito, Edgar Bueno – PDT em conjunto com o Governador do Estado, Beto Richa – PSDB, numa política claramente eleitoreira, copiaram o modelo das UPP´s do Governo Cabral – PMDB/RJ que foram amplamente apoiadas pelo governo Dilma – PT.

Naquele momento nós do PSTU fomos uma das poucas correntes políticas a dizer, em alto e bom som, que não concordávamos que a violência se combata com policiamento nos bairros. Dizíamos em nota pública[1] que a violência é fruto da desigualdade social e precisa ser combatida na raiz, com políticas públicas que garantam condições dignas de existência para que a classe trabalhadora e a juventude possam ter perspectiva de vida.

E agora, passado pouco mais de um mês da instalação da “UPS da região norte”, a realidade começa a nos dar razão. Os assassinatos da juventude pobre e marginalizada continuam e inclusive tem aumentado nos últimos dias principalmente na região norte, curiosamente na região em que foi instalada a UPS.

Esta política reacionária - defendida pelo PDT, PSDB, PMDB e PT - tem como objetivo a criminalização da pobreza e, em nenhum momento aponta para investimentos públicos que visem à solução do problema. Enquanto persistir a desigualdade social, enquanto o dinheiro público servir para engordar banqueiros e multinacionais que financiam as campanhas eleitorais dos parlamentares, o problema da violência não será resolvido. O governo federal do PT vai mandar 50% de toda a arrecadação federal para a agiotagem internacional enquanto a saúde e educação juntas ficam com menos de 8%.

Precisamos de uma UPS sim, mas não na região norte. Ela deve ser instalada na Prefeitura e na Câmara Municipal. Ali estão os verdadeiros responsáveis pela violência, tanto policial quanto social, que o povo e a juventude pobre e negra (em sua maioria) da periferia sofrem todo dia.

Propostas:
  • Lutar por uma mudança na política econômica do governo federal, estadual e municipal para assegurar salário, emprego e educação para todos e perspectiva de vida à juventude;
  • Plano de Obras Públicas através de uma empresa pública de construção civil, que garanta emprego digno a juventude, construa 40 creches, Centros de Lazer em todos os bairros e as mais de 20.000 casas populares necessária para acabar com o déficit habitacional de Cascavel.
  • O problema das drogas se resolve com saúde pública e não com repressão! Defesa da descriminalização das drogas para acabar com o submundo do narcotráfico e tratar os dependentes químicos. Legalização e controle público para afastar o crime organizado. Criar um fundo público para financiar a Saúde – inclusive atendimento aos abusadores. Campanhas Públicas de prevenção ao abuso. Proibição da propaganda de todas as drogas!
  • Defesa da desmilitarização da polícia e construção de nova polícia única e civil, controlada pela comunidade, com delegados eleitos, com condições de trabalho, direitos trabalhistas aos policiais, inclusive de sindicalização e greve, e salários decentes.
  • Prisão e expropriação dos bens dos maiores ladrões: os políticos e empresários corruptos.


[1] (http://pstuoestedoparana.blogspot.com.br/2012/08/como-combater-violencia-em-cascavel.html)