sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Todo apoio aos trabalhadores da Globoaves e Diplomata! Pagamento dos salários e 13º já!


Nota PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado

Como se não bastassem as péssimas condições de trabalho e salário e os graves problemas de saúde, milhares de trabalhadores da empresa Globoaves de Cascavel, de propriedade da família Kaeffer, ainda não receberam a segunda parcela de 13º Salário que era pra ser paga no dia 20 de Dezembro de 2012. Os trabalhadores desta empresa, no início do mês de dezembro, foram obrigados a paralisarem suas atividades para que a empresa depositasse a primeira parcela do 13º e apresentasse um índice de reajuste salarial. Infelizmente a história se repete e novamente terão que conquistar pela mobilização um direito garantido em lei.

Na empresa Diplomata de Capanema, de propriedade do Dep. Federal Alfredo Kaeffer – PSDB, o problema é ainda mais grave. Trabalhadores e agricultores estão sem receber seus salários e direitos trabalhistas há mais de dois meses. Os trabalhadores e familiares estão acampados em frente à fábrica para garantir que os frangos que estão na Câmara Fria e o maquinário não sejam vendidos pois é a única garantia de bens materiais que eles tem para receber seus salários.

É preciso a máxima solidariedade de classe de sindicatos, grêmios, mov. populares, eclesiásticos... aos trabalhadores da Diplomata e Globoaves e exigir um posicionamento em defesa dos trabalhadores do Prefeito Edgar Bueno-PDT/PSDB e da Câmara de Vereadores de Cascavel. Além disso, exigir do Dep. Federal Alfredo Kaifer-PSDB respeito as leis trabalhistas e o pagamento dos salários e o 13º de todos os trabalhadores!

Crise na indústria abre pretexto para ataques a direitos trabalhistas. Projeto de flexibilização da CLT parte do próprio Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, filiado à CUT!

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC), uma das entidades mais importantes da CUT, apresentou ao Governo Federal e ao presidente da Câmara dos Deputados, uma proposta de Anteprojeto de Lei que muda a legislação trabalhista criando o Acordo Coletivo Especial (ACE). O ACE propõe um novo padrão de negociação coletiva, por empresa, com possibilidade de flexibilização dos direitos trabalhistas. A proposta possibilita que, nas negociações coletivas, o negociado prevaleça sobre o legislado. O ACE, se aprovado, abrirá brechas para que as férias e o adicional de um terço, o aviso prévio e o pagamento de insalubridade e periculosidade, por exemplo, sejam reduzidos ou parcelados, e inclusive se acabe com 13º salário. Este projeto pretende seguir o exemplo da Europa e impor aos trabalhadores brasileiros uma nova rodada de ataques a seus direitos para garantir a manutenção dos lucros dos patrões. Agora, porém, através do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, da CUT e do governo Dilma.



Venha para o PSTU - Contato 9951-2672 / pstucascavel@gmail.com