quarta-feira, 26 de março de 2014

TODO APOIO À GREVE DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE TOLEDO!


Foto de Jornal Do Oeste
Os servidores municipais de Toledo iniciaram greve na segunda-feira (24/03) e aprovaram em assembleia a sua manutenção por tempo indeterminado. A categoria reivindica, entre outros itens, o aumento real de 12% nos salários, aumento do valor e incorporação do vale-alimentação no salário, reforma administrativa para reduzir os cargos comissionados, revisão dos decretos e reenquadramento de funcionários.
Em vez de atender a pauta dos servidores, o prefeito Beto Lunitti (PMDB) fala de inúmeros avanços e usa a lei de responsabilidade fiscal para negar o reajuste acima da inflação. Também afirma que vai descontar os dias parados e faz ameaças: “terá um desdobre jurídico para aqueles que não estão trabalhando” (Jornal do Oeste – 25/03/2014). O Secretário de Administração e ex-dirigente sindical Amauri Linke(PT), também afirmou que serão descontados os dias parados, disse que vai discutir a legalidade do movimento e quanto ao sindicato afirmou: “posso dizer que estão sendo bastante intransigentes” (Jornal O Presente – 25/03/14). Em nossa opinião isso é um ataque ao direito de greve garantido na Constituição Federal. É uma tentativa de criminalizar a luta dos servidores.
Situações como esta se repetem em nosso país sempre que os/as trabalhadores/as se colocam nas ruas para reivindicarem seus direitos. Um outro exemplo disso foi a greve dos garis no Rio de Janeiro, que enfrentou os ataques do governo, da rede globo e não teve apoio do sindicato. Apesar disso, a greve foi vitoriosa, conquistando 37% de aumento. Os garis do RJ deram um exemplo de luta para os demais trabalhadores, assim como os servidores municipais de Toledo estão dando um exemplo de luta.
De quem é a responsabilidade pelos problemas nos serviços públicos?
A população convive com a precariedade de serviços públicos básicos como saúde, educação, transporte. Paralelo a isso, trabalhadores desses setores enfrentam condições de trabalho e salários precários, falta de pessoal e de estrutura necessários para o funcionamento adequado. A culpa é dos governos municipal, estadual e federal, que ignoram a real necessidade da população e dos servidores.
No Paraná, Beto Richa (PSDB) dá o calote nos servidores estaduais, não cumpre a lei do piso, corta o orçamento das universidades e ainda gasta milhões em propaganda e em obras da COPA. O governo federal(PT) já gastou mais de R$ 28 BILHÕES com obras da COPA, enquanto investiu apenas 25 milhões/ano em média no combate à violência contra a mulher (26 centavos por mulher). Violência que tira a vida de 15 mulheres por dia! Dilma faz privatizações e gasta mais de 42% do orçamento com a dívida pública para os banqueiros, enquanto investe apenas 3,91% na saúde e 3,44% na educação.
Diante desse quadro é preciso unificar ao máximo as lutas de várias categorias. É preciso também questionar a Lei de responsabilidade fiscal, que sempre é usada como pretexto para não dar aumento salarial aos servidores em todos os níveis.
- Atendimento já a todas as reivindicações dos servidores municipais de Toledo!
- Pelo não desconto dos dias de greve e por nenhuma perseguição!
- Não ao assédio moral contra os grevistas! Pelo cumprimento do direito de greve!
- Por 10% do PIB para a educação pública já!
- 10% do PIB para a saúde pública! 2% do PIB em transporte público!
- Chega de dinheiro para os bancos e para a COPA!