sábado, 1 de fevereiro de 2014

Entra e sai na Administração Municipal de Cascavel. Uma piada sem graça com a população da cidade!

NOVAS ELEIÇÕES JÁ!

Nota do PSTU/Cascavel

A população de Cascavel aguarda ansiosa o desfecho de uma “novela” que parece não ter fim. Uma trama envolvendo, de um lado o PDT/PSDB/DEM que agarram-se em atalhos jurídicos (medidas cautelares) para se manterem no Governo Municipal. E de outro, o PT/PMDB/PCdoB e seus aliados que aguardam ansiosos a possível cassação do Prefeito Edgar Bueno e assumirem a direção da prefeitura.

Enquanto isso, a Justiça Burguesa vai “empurrando com a barriga” uma situação insustentável para o povo da cidade que sofre com Postos de Saúde superlotados e número reduzido de funcionários, carência no número de vagas nas creches (aprox. 3000 crianças continuam sem vagas), moradores dos bairros clamam pelo asfalto prometido na campanha e estudantes sequer tiveram resposta sobre sua luta pelo Passe Livre.

Para nós do PSTU, infelizmente, esta “novela”, independente de quem ganhe a batalha jurídico/política, não terá um final feliz. Explicaremos as razões abaixo.

O QUE FAZER?

Uma parte da população considera que seria melhor manter Edgar Bueno na Prefeitura, pois sua saída só atrasaria obras que já estão em andamento causando transtornos e atrasos. Não temos confiança que este governo irá garantir as obras e infra-estrutura que esta cidade precisa. Colocamos-nos ao lado da população que está desiludida com Edgar Bueno (PDT) e não sem razão. 

Logo que assumiu reduziu pela metade o tempo de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e estouraram protestos exigindo infra-estrutura nos bairros (asfalto), passeatas estudantis e catracaços exigindo passe-livre e contra o aumento abusivo do IPTU.

Seu governo foi marcado por denúncias de corrupção relacionadas ao superfaturamento na compra de uniformes escolares e outras. Essas denúncias sequer foram investigadas, pois a maioria da câmara de vereadores que, na época, era composta por membros aliados do prefeito impediu. 

Os servidores amargam perdas salariais e um plano de carreira vergonhoso. A Lei do Piso  dos educadores municipais não está foi cumprida integralmente (ainda não implementou o 1/3 da Hora Atividade).

A “cidade ideal” propagandeada no horário eleitoral não passou de jogo de marketing e o tal “progresso” será bancado a partir de um endividamento record através de um milionário empréstimo do BID que será pago em dólar e certamente debilitará ainda mais o orçamento municipal com pagamento de juros.

LEMOS (PT) É A SAÍDA?

Lemos (PT) teve um histórico de luta sindical no passado, que respeitamos. Mas nos últimos anos em que esteve à frente da luta sindical, abandonou a independência política frente aos governos e defendeu um sindicalismo de conciliação e não de enfrentamento. 

Além disso, hoje Lemos não pode ser visto isoladamente, tanto de seu partido e coligação eleitoral, quanto de seu programa. Lemos, no processo eleitoral de 2012, defendeu publicamente as ditas parcerias público-privadas para o transporte público que nada mais são do que privatizações disfarçadas. Ele é aliado com o PMDB (de Sarney) que é base de apoio de Beto Richa (PSDB).

Não dá pra governar para os trabalhadores junto com estes “senhores”!

Nas eleições passadas, Lemos recebeu no segundo turno o apoio do PP dos Barreiros e de Sperafico e disse durante a campanha eleitoral de 2012 em um canal de TV de Cascavel que iria lutar para ter o apoio do PSD de Lange. Quando questionado sobre as farpas entre ele e Lange (PSD) no primeiro turno Lemos (PT) foi taxativo: "temos mais convergências que divergências (...) queremos o apoio de Lange e de todos que o apoiaram". Lembrando que, dentre os apoiadores de Lange (PSD) estão Alfredo Kaefer (PSDB) e o ex-DEM (PSD).

Lemos, para merecer nosso apoio, precisaria romper com o PMDB e os demais partidos burgueses e governar somente com os trabalhadores. A partir daí construir um programa que reflita as lutas de junho e os  interesses da juventude e de nossa classe. Infelizmente não é isso que observamos no horizonte.

O PT de hoje tem uma das mais caras campanhas eleitorais de sua história e, apesar de oferecer algumas concessões para os trabalhadores, governa para os ricos e poderosos que financiam sua campanha. Está envolvido em escândalos de corrupção, repressão a mobilizações da Copa e privatizações, da mesma forma que o PSDB e o DEM. Foi o governo do PT que jogou bilhões de dinheiro público no financiamento da Copa e das Olimpíadas e restringiu a meia-entrada estudantil.

Uma cidade para os Trabalhadores!

Apesar de entendermos que as eleições não são democráticas devido as altos investimentos financeiros de empresários que "patrocinam" alguns partidos, bem como a diferença do tempo na TV e rádio, defendemos novas eleições.

Além disso, defendemos que a esquerda socialista da cidade, da qual fazemos parte, construa uma candidatura que seja independente financeira e politicamente da burguesia, que apresente um programa voltado para o interesse dos trabalhadores e a juventude, expresse os anseios das mobilizações de Junho e aponte para a estratégia socialista.