quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Por novas Eleições para Prefeito em Cascavel! Basta de Vale Tudo Eleitoral!

Nota do PSTU/Cascavel

Lamentavelmente os processos eleitorais estão cada vez mais tomados pela lógica do Vale Tudo. Vale Tudo pra se eleger, desde ataques morais aos adversários, mentiras, rebaixamento de programa, alianças com deus e o diabo, financiamento das candidaturas por empreiteiras, bancos e grandes empresários, etc.
Na tarde desta terça (12/11) o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno (PDT), pelo placar de 6×0, sob a acusação de fraude eleitoral. O motivo: no segundo turno das eleições de 2012, Edgar Bueno (PDT) levou ao horário eleitoral “denúncia” afirmando que o adversário, Professor Lemos (PT), teria cometido fraude no alistamento eleitoral porque não morava no município.
O povo brasileiro, nas Lutas de Junho e Julho, demonstrou que quer outra forma de política, disse um basta ao Vale Tudo Eleitoral. Por isso defendemos que Edgar se mantenha cassado e que um novo processo eleitoral, aberto para todas as forças políticas, seja convocado o mais rápido possível!
Quem é Edgar Bueno (PDT)?
Edgar Bueno (PDT) é um rico empresário da cidade, um velho conhecido dos trabalhadores, representante direto de um setor da burguesia. Recebeu apoio de Beto Richa (PSDB) que, dentre outras coisas, defende as terceirizações, não cumpre com as promessas feitas aos servidores estaduais apesar das greves e mobilizações. Também compõe sua base de apoio setores do agronegócio, latifundiários e grandes empresários da região. Seu partido, o PDT, nacionalmente é base de apoio do Governo Dilma (PT).
Seu governo foi marcado por denúncias de corrupção relacionadas ao superfaturamento na compra de uniformes escolares e outras. Essas denúncias sequer foram investigadas, pois a maioria da câmara de vereadores que era composta por membros aliados do prefeito impediu. 
Os servidores amargam perdas salariais e um plano de carreira vergonhoso. A Lei do Piso  dos educadores municipais não está sendo cumprida integralmente, pois ainda não implementou o 1/3 da Hora Atividade.
Os serviços básicos são precários: redução do tempo de atendimento nas UBS e caos na saúde, muitas ruas sem asfalto, falta de saneamento básico, o transporte público é péssimo. Uma administração voltada para o fortalecimento do capital privado, enfim, bem longe da “cidade ideal” propagandeada no horário eleitoral do candidato.

 
José Lemos (PT) representa a diferença?
Por já terem feito as experiência com Edgar Bueno muitos trabalhadores acreditam que Lemos represente a diferença. Para nós Lemos não significa o “mal menor”. Nós do PSTU temos a obrigação de justificar nossa posição através de exemplos concretos.
Embora Lemos (PT) tenha um histórico de luta sindical no passado, hoje ele não pode ser visto isoladamente, tanto de seu partido e coligação eleitoral, quanto de seu programa. Lemos, no processo eleitoral de 2012, defendeu publicamente as ditas parcerias público-privadas para o transporte público que nada mais são do que privatizações disfarçadas. 

Lemos é aliado com o (PMDB) de Sarney que é base de apoio de Beto Richa (PSDB). O próprio PT está junto com o PSDB em várias cidades no Brasil. Recebeu no segundo turno o apoio do PP dos Barreiros e de Sperafico e disse durante a campanha eleitoral de 2012 em um canal de TV de Cascavel que vai lutar para ter o apoio do PSD de Lange. Quando questionado sobre as farpas entre ele e Lange (PSD) no primeiro turno Lemos (PT) foi taxativo: "temos mais convergências que divergências (...) queremos o apoio de Lange e de todos que o apoiaram". Lembrando que, dentre os apoiadores de Lange (PSD) estão Alfredo Kaefer (PSDB) e o ex-DEM Sciarra agora no PSD. Não dá pra governar para os trabalhadores junto com estes senhores!

O PT de hoje tem uma das mais caras campanhas eleitorais de sua história e defende um programa para os ricos e poderosos que financiam sua campanha. Está envolvido em escândalos de corrupção da mesma forma que o PSDB e o DEM. Recentemente Dilma privatizou o Campo de Libra colocando o exercito na rua para garantir este crime lesa pátria, e agora se une a Cabral e Paes no RJ e Alckmin em SP para reprimir os protestos utilizando a Força de Segurança Nacional. Foi o governo do PT que jogou bilhões de dinheiro público no financiamento da Copa e das Olimpíadas e restringiu a meia-entrada estudantil.
 
Por uma Cascavel para os Trabalhadores!
Por isso é necessário que o povo de Cascavel exija novas eleições limpas embora já saibamos que democráticas não são devido aos imensos investimentos financeiros de alguns partidos e a diferença do tempo de TV entre os candidatos.
 Além disso, defendemos que a esquerda socialista da cidade, da qual fazemos parte, precisa construir uma candidatura que seja independente financeira e politicamente da burguesia, que apresente um programa voltado para o interesse dos trabalhadores e a juventude, e que aponte para a estratégia socialista.