quinta-feira, 26 de setembro de 2013

TODO APOIO À GREVE DOS TRABALHADORES DOS CORREIOS E BANCÁRIOS

 
Conheça o PSTU: www.pstu.org.br No facebook: PSTU Cascavel.
Acesse também: www.cspconlutas.org.br
Contatos: 9937-2218 (Fernando); 9951-2672 (Castanha); 9965-3900 (Marcia)

Trabalhadores dos correios e bancários estão em greve para buscar aumento salarial e melhores condições de trabalho. São categorias que sempre têm demonstrado muita disposição de luta. Outras categorias também estão em campanha salarial, tais como: petroleiros, trabalhadores da construção civil e da alimentação, metalúrgicos do Estado de São Paulo onde há paralisações parciais e greves. Grandes protestos sacudiram o país. Agora essas categorias continuam essa mobilização e mostram o caminho: somente com luta é possível garantir direitos e arrancar melhorias.

CONTRA A POLÍTICA ECONÔMICA DE DILMA:
 
Em todas essas lutas os trabalhadores enfrentam a política econômica do governo Federal que favorece os patrões, enquanto a inflação corrói os salários e as condições de trabalho se tornam ainda mais precárias. A inflação dos alimentos chegou a 13,5% somente em 8 meses (dados do IBGE). Enquanto isso, as grandes empresas se beneficiam com redução de IPI, desonerações da folha de pagamento e outras medidas generosas do governo. Medidas que não evitaram a demissão de trabalhadores, por exemplo, nas montadoras!
O pagamento de juros e amortizações da dívida pública corrói todos os anos quase a metade de tudo o que o governo arrecada: só em 2013 já foram R$ 578 bilhões até início de agosto, segundo a Auditoria Cidadã da Dívida. Os bancos nunca lucraram tanto quanto nos últimos anos. O banco do Brasil só no 1º semestre lucrou 10 bilhões de reais.
 
REIVINDICAÇÕES:
Os trabalhadores enfrentam a intransigência das empresas e do governo. Os trabalhadores dos correios foram forçados a rebaixar a pauta. No momento reivindicam 8% de reajuste salarial e nos benefícios (ticket e cesta básica); aumento linear de 100 reais; contratação imediata por concurso público, sem terceirização. Manutenção do Plano de Saúde nos moldes atuais, inclusive para os novos funcionários; o reembolso creche estendido também para os homens e o não desconto dos dias parados. O assédio moral é outro problema que atinge os trabalhadores ecetistas. Além da ECT e do governo, os trabalhadores enfrentam o peleguismo da Findect (Federação Interestadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios), cujos sindicatos filiados decidiram acabar com a greve já no dia 13/09. Agora a ECT (Empresa Brasileira do Correio e Telégrafos) quer descontar os dias parados e impor um acordo rebaixado aos sindicatos que estão em greve. A greve continua em 20 estados, mostrando a disposição de luta da categoria.
Os bancários lutam por jornada de 6 horas para todos, fim das terceirizações e arquivamento do PL 4330, isonomia de direitos e contratação dos aprovados em concurso, reajuste de 11,93%, piso do DIEESE, dentre outras reivindicações. Enquanto os bancos atingem lucros recordes, a última proposta dos banqueiros no dia 12/09 foi de apenas 6,1%! Assim, os bancários deflagraram greve no dia 19 e a luta segue forte.

 
NÃO À PRIVATIZAÇÃO DO PETRÓLEO: O Governo Dilma quer leiloar para as empresas privadas o campo de petróleo de Libra, na bacia de Santos. As estimativas apontam que há até 15 bilhões de barris de petróleo só nesse campo, o que representa cerca de 1,5 trilhão de dólares, ou 3 trilhões de reais. Mas Dilma pretende vender tudo isso por apenas 15 bilhões de reais, um presente para as grandes petroleiras privadas! Esse leilão do Pré-Sal será a maior entrega de petróleo da história do Brasil. É privatização e um ataque à soberania nacional! A FNP (Frente Nacional dos Petroleiros) e a CSP-Conlutas estão em campanha contra o leilão. É preciso que todos os sindicatos, centrais e movimentos entrem nessa luta e exijam de Dilma a suspensão desse leilão.
 

UNIFICAR AS CAMPANHAS SALARIAIS:
As categorias em luta nesse momento se enfrentam com um inimigo comum: os patrões e o governo. Estes oferecem migalhas (quando oferecem!); muitas vezes atacam as greves com a justiça, com corte de ponto ou até demitindo terceirizados, como já fez a ECT. Além disso, a ameaça do PL 4330 (das terceirizações) e a venda do petróleo. Frente a tudo isso é preciso a mais ampla unificação das lutas. Além das pautas salariais, enfrentar todos esses ataques do capital e do governo.