sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Estudantes ocupam Câmara de Vereadores em Cascavel e conquistam Audiência Pública do PASSE LIVRE

UMA PRIMEIRA VITÓRIA:
Estudantes ocupam Câmara de Vereadores em Cascavel e conquistam Audiência Pública do PASSE LIVRE para o dia 13 de Setembro!

É fato que a juventude trabalhadora esteve na vanguarda das Jornadas de Junho, participou ativamente do Dia de Luta em 11 de Julho e 30 de Agosto. 

O elemento que mais se destaca da nova situação no país é a ofensiva do povo iniciada em Junho e que continua agora com as ocupações de Câmaras de Vereadores e Assembleias Legislativas pelo país. É fato também que estas manifestações se enfrentam diretamente contra o parlamento, prefeitos e os governos tanto estaduais quanto o Governo Federal.

Não foi só por 0,20 centavos. Existiu uma base econômica para as mobilizações causada pela redução do poder de compra das pessoas, pela combinação de arrocho salarial, inflação e peso do endividamento pessoal. Isso tudo, associado à péssima situação dos serviços públicos (saúde, educação e transporte) combinada com os gastos absurdos para a Copa e Olimpíada, que gerou a insatisfação geral da juventude trabalhadora.

Tanto nas passeatas como nas Greves se destacou a presença da juventude (não só estudantil, mas trabalhadora) e das mulheres. A participação feminina foi inclusive majoritária em algumas passeatas, assim como fábricas com maioria feminina foram destaques em algumas regiões.

É nesse contexto que queremos apresentar nosso balanço sobre a histórica e vitoriosa Ocupação da Câmara de Vereadores de Cascavel pelos estudantes secundaristas e universitários que construíram em 30 de Agosto o Dia Nacional de Lutas em unidade com os trabalhadores. Os estudantes de Cascavel deixaram claro que não se calarão enquanto o prefeito e os vereadores não aprovarem um projeto que garanta PASSE LIVRE a todos os estudantes e desempregados.


Este recado da estudantada, aos vereadores e ao Prefeito Edgar Bueno (PDT), é parte de uma luta que começou com a vitoriosa mobilização contra o aumento abusivo do IPTU, contra o fechamento dos Postos de Saúde (6h) e na recente Audiência Pública do Transporte Coletivo.

Esta ocupação certamente não será a última mobilização dos estudantes. Agora a tarefa é encher a casa no dia 13 de Setembro, às 19h e preparar uma proposta de Projeto de PASSE LIVRE elaborado pelo Movimento Estudantil.


Quem pagará a conta do PASSE LIVRE?


Muitos jovens e trabalhadores honestos não defendem o PASSE LIVRE para estudantes e desempregados, pois pensam que o conjunto da população pagará a conta. Isso é um erro que é embalado por alguns órgãos de imprensa e pela própria administração pública.
 
Nós do PSTU já alertávamos no ano passado (2012), durante o processo eleitoral, que a arrecadação das empresas concessionárias se aproximava dos 50 milhões/ano e, recentemente ficamos sabendo pela imprensa local que chega próximo de 44 milhões, dinheiro este retirado de todos os trabalhadores para enriquecer poucas famílias da cidade. Só no mês de março de 2012 foram arrecadados quase cinco milhões de reais, um acréscimo de 22% em relação ao mesmo mês do ano anterior.



Além disso, informações preliminares apontam que no Plano Pluri Anual – PPA será reservado cerca de 15 milhões de reais para propaganda na imprensa e 35 milhões de verba de gabinete do Prefeito. Dezenas de milhares de reais foram gastos para reformar o autódromo e construir kartódromo, temos salários exorbitantes para o 1º escalão. Ou seja, dinheiro têm o problema é que a educação, a saúde e o transporte não são encarados como prioridade.

Enquanto isso, o transporte público é caótico, os estudantes pagam caro para estudar, pessoas morrem nas UBS´s por falta de leitos e mais de três mil crianças aguardam na fila esperando vagas nas creches.

Subsídio de impostos para as empresas é golpe nos trabalhadores

O governo federal, por meio de três medidas provisórias, isentou os empresários do transporte público do país inteiro de alguns impostos, como: a desoneração da folha de pagamentos do transporte coletivo rodoviário (em vigor desde janeiro de 2013); a desoneração da folha de pagamentos do transporte metroviário; e a isenção total de PIS/Cofins dos serviços de transporte coletivo rodoviário, metroviário e ferroviário.



Segundo a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT), estas medidas deveriam reduzir as passagens, em média, em 20 centavos (ou 7,23%) da passagem, pelo repasse da isenção dos impostos. Mas em poucas cidades a passagem diminuiu nesta medida. Em Cascavel a tarifa baixou míseros 10 centavos.



Neste caso, infelizmente, quem pagou a conta foi a população, que terá uma arrecadação menor de impostos, e curiosamente em impostos que servem para garantir direitos trabalhistas, como o PIS/Cofins e na folha de pagamento para Previdência, o que dará margem ao governo dizer não aos reajustes das aposentadorias, além de achar um novo “buraco” na Previdência.



A saída que o governo terá para compensar esta queda de arrecadação será: (i) ou aumento de outros impostos; (ii) corte nos gastos públicos, o que normalmente vem dos gastos sociais.

O que fazer?

Precisamos exigir do Governo Federal que pare de subsidiar as empresas e enviar dinheiro público aos bancos e invista 2% em um Transporte Público e Estatal.

  
Com uma fatia bem pequena da arrecadação das concessionárias, a municipalização e uma aumento da porcentagem do orçamento federal poderíamos garantir PASSE LIVRE a todos os estudantes e desempregados de Cascavel. Com esta medida a população não arcará com esta conta.





“Renovação” do contrato por 10 anos sem licitação e no último dia do ano!

Como se não bastasse, o Prefeito Edgar Bueno(PDT) contou com o apoio da Câmara de Vereadores na última sessão do ano de 2011 (mesma sessão em que aumentaram seus próprios salários em 55%) para “renovar” o contrato com as empresas privadas de transporte coletivo por 10 anos sem licitação. 

Esse golpe tem que ser desfeito, os contratos cancelados, o transporte precisa ser municipalizado sob controle de um Conselho Popular organizado pelos trabalhadores e a juventude, as organizações sindicais, estudantis e populares da cidade.
Importante evento para organização dos estudantes
a nível estadual e nacional para construir de forma
combinada a luta pelo PASSE LIVRE BRASIL!

Municipalizar já!

A municipalização de empresas de transporte público possibilitaria a inexistência do lucro, que por si só já diminuiria o custo de cada passageiro, e mudaria a lógica de “ser lucrativo” para “garantir o serviço à população”.

Isso significa dizer que os 44 milhões de reais que hoje ficam com as concessionárias poderia ser investido para garantir Passe-Livre para estudantes e desempregados iria (i) isentar os custos de ida dos estudantes aos seus locais de aprendizado, para que isto não seja um impeditivo para a nossa juventude ter acesso à educação; e (ii) isentar desempregados para que possam procurar empregos e terem acesso à cidade.

Por isso nós do PSTU defendemos que:






É preciso municipalizar o transporte coletivo para que o lucro das empresas possa ser utilizado em beneficio da população de Cascavel, melhorando o salário e as condições de trabalho de motoristas e cobradores, acabando com a dupla função, barateando o valor da passagem, garantindo passe livre e investimentos em transporte alternativo.

Juventude do PSTU – Oeste do Paraná