quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Por que o PSTU chama VOTO NULO no 2º Turno em Cascavel.


Nem Lemos (PT), nem Edgar (PDT)! 
PELO VOTO NULO CRÍTICO E DE PROTESTO PARA MANTER A MOBILIZAÇÃO DOS TRABALHADORES!

Passado o 1º Turno das Eleições Municipais o PSTU agradece a todos que acompanharam nossas propostas nos programas eleitorais, panfletos, conversas, postagens, etc. 

Nós do PSTU, juntamente com o PSOL e o PCB, apresentamos um programa que propunha uma cidade para os trabalhadores, sem financiamento da burguesia e uma campanha militante sem cabos eleitorais pagos; uma proposta de Municipalização dos Serviços Públicos e um Plano de Obras Públicas para resolver os problemas da educação, moradia, saúde, transporte, lazer, etc; bem como combater os privilégios e a corrupção. Também fomos os únicos a combater toda forma de opressão (machismo, racismo e homofobia) e ter políticas concretas para isso.

 Em Cascavel 742 pessoas confiaram seus votos em nossa coligação e 160 votos em nossa candidata a vereadora, Profª Márcia Farherr. Não foram votos perdidos. Temos certeza que cada voto foi consciente e alimentado pela esperança num futuro que hoje nos é roubado.  Foram votos contra o machismo, o racismo e a homofobia, contra a exploração e a opressão de nossa classe.

No entanto, diante do resultado das urnas que levou ao segundo turno os candidatos Edgar Bueno (PDT) e José Lemos (PT), é nossa obrigação emitir nosso posicionamento público a respeito do que representam estas duas candidaturas para a classe trabalhadora cascavelense.
 
Para este 2º turno defenderemos o VOTO NULO porque não vemos diferença de “essência” nas duas candidaturas. Chamaremos um voto de protesto contra os ataques que nossa classe vem sofrendo tanto pelo governo federal do PT, quanto pelo estadual do PSDB e municipal do PDT.

Quem é Edgar Bueno (PDT)?
Edgar Bueno (PDT) é um rico empresário da cidade, um velho conhecido dos trabalhadores, representante direto de um setor da burguesia da cidade. Recebe apoio de Beto Richa (PSDB) que, dentre outras coisas, defende as terceirizações, não cumpre com as promessas feitas aos servidores estaduais, apesar das greves e mobilizações. Também compõe sua base de apoio setores do agronegócio, latifundiários e grandes empresários da região. Seu partido, o PDT, nacionalmente é base de apoio do Governo Dilma (PT).

Seu governo foi marcado por denúncias de corrupção relacionado a super faturamento na compra de uniformes escolares e outras. Essas denúncias sequer foram investigadas, a maioria da câmara de vereadores é composta por membros aliados do prefeito. 

Os servidores amargam perdas salariais e um plano de carreira vergonhoso. A Lei do Piso  dos educadores municipais não está sendo cumprida integralmente, pois ainda não implementou o 1/3 da Hora Atividade.

Os serviços básicos são precários: caos na saúde, muitas ruas sem asfalto, falta de saneamento básico, o transporte público é péssimo. Uma administração voltada para o fortalecimento do capital privado, enfim, bem longe da “cidade ideal” propagandeada no horário eleitoral do candidato.

José Lemos (PT) representa a diferença?
Por já terem feito as experiência com Edgar Bueno muitos trabalhadores acreditam que Lemos represente a diferença. Nós do PSTU não acreditamos nisso e temos a obrigação de justificar nossa posição através de exemplos concretos.

Enganam-se os trabalhadores que consideram que, com o PT no poder, existe um governo de esquerda ou um governo dos trabalhadores. Embora Lemos (PT) tenha um histórico de luta sindical no passado, ele não pode ser visto isoladamente, tanto de seu partido quanto de seu programa. Em política a organização se dá por partidos e os partidos se expressam através de programas. Em política não existe indivíduos isolados. 

O PT de hoje tem uma das mais caras campanhas eleitorais de sua história e defende um programa para os ricos e poderosos que financiam sua campanha e está envolvido em escândalos de corrupção da mesma forma que o PSDB e o DEM.

Lemos (PT) diz que vai garantir o Passe Livre aos estudantes, mas em nenhum momento se enfrentou com as concessionárias que controlam o Transporte e a Coleta de Lixo na cidade, como também defende a absurda criação da Guarda Armada como método para combater a violência. 

Já defendeu publicamente as ditas parcerias público-privadas para o transporte público que nada mais são do que privatizações disfarçadas. 

Omitiu-se sobre bandeiras históricas do movimento LGBT pela criminalização da homofobia e declarou diante das câmeras de televisão que é contra o aborto jogando na lata do lixo da história a luta do movimento feminista em defesa do direito das mulheres decidirem sobre seu próprio corpo para combater as milhares de mortes e problemas de saúde que sofrem devido a criminalização.

Lemos fala em seus programas que vai ouvir a todos, aparece como um grande defensor da democracia. Mas é importante lembrar que a sua tendência política no PT (DS-Democracia Socialista) foi a principal articuladora do golpe nas eleições da APP-Sindicato de Toledo em 2011, que impediu a posse da chapa democraticamente eleita. Tire suas dúvidas no link:

Diga-me com quem andas...
Lemos é aliado com o PMDB de Sarney que é base de apoio de Beto Richa PSDB. O próprio PT está junto com o PSDB em várias cidades no Brasil. Recebeu recentemente também o apoio do PP dos Barreiros e de Sperafico e disse recentemente em um canal de TV de Cascavel que vai lutar para ter o apoio do PSD de Lange. Quando questionado sobre as farpas entre ele e Lange (PSD) no primeiro turno Lemos (PT) foi taxativo: "temos mais convergências que divergências (...) queremos o apoio de Lange e de todos que o apoiaram".

Lembrando que, dentre os apoiadores de Lange (PSD) estão Alfredo Kaefer (PSDB) e o ex-DEM Sciarra agora no PSD. Não dá pra governar para os trabalhadores junto com estes senhores!

Governo Dilma (PT) ataca os trabalhadores!
Apesar de toda confiança depositada pelo povo brasileiro o plano econômico em vigor de Dilma no país é neoliberal, com o mesmo conteúdo do que foi aplicado por FHC. Está apoiado nas multinacionais e nos bancos que tiveram, nos dois governos Lula e no de Dilma, lucros maiores que nos tempos do PSDB. Até mesmo as privatizações foram mantidas pelo PT e, agora, ampliadas por Dilma às rodovias, ferrovias e aeroportos. 

Não é por acaso que as empreiteiras e os bancos dão mais dinheiro para as campanhas do PT que para as do PSDB e do DEM.

Dilma já cortou mais de 3 bilhões da educação e 10 bilhões saúde para garantir o envio de quase metade da arrecadação do país à agiotagem internacional. Este mesmo governo que é amplamente reivindicado por Lemos.

Recentemente foi apresentado um anteprojeto de lei no congresso nacional de reforma trabalhista. O ACE (Acordo Coletivo Especial) visa tornar o negociado superior ao legislado, ou seja, é a livre negociação entre patrões e empregados, que, todos sabem quem tem mais força especialmente em épocas de crises. Esta proposta foi encaminhada pelo sindicato dos metalúrgicos do ABC, dirigida pela CUT, hoje base de apoio do PT. Mais informações no vídeo ao lado e leia no link http://pstu.org.br/movimento_materia.asp?id=14461&ida=0




Não é possível governar para todos em uma sociedade dividida em classes.
Nossa coligação teve como lema Cascavel para os Trabalhadores porque são eles os produtores das riquezas e em nosso entender são eles que devem se beneficiar desta riqueza. 

Ao dizer que vai “governar para todos” o PT engana a classe trabalhadora pois, enquanto se destina bilhões aos grandes empresários que dominam o transporte, a coleta de lixo e as obras públicas, restará somente as “migalhas” e políticas compensatória aos trabalhadores. São sobre estas migalhas que o chamado “Orçamento Participativo” do PT pretende que os trabalhadores decidam o que fazer.

Fortalecer as lutas de trabalhadores e estudantes

Não enganamos eleitores para conquistar votos e uma vaga no parlamento. Não escondemos nossas bandeiras, ainda que isso signifique levantar polêmicas importantes e afastar setores conservadores. 

Nos orgulhamos da vitória de nossos candidatos a vereadores eleitos Profª Amanda Gurgel, de Natal, que fez mais de 32 mil votos, de Cleber Rabelo, operário da construção civil de Belém, que fez mais de 4 mil votos sem rebaixar nosso programa e abdicar de nossos princípios.

Votar nulo no Segundo Turno não é se omitir. Não temos que procurar o menos pior como pensam alguns. Também entendemos que não há diferenças fundamentais nos projetos dos dois candidatos. Ambos são financiados por grandes empresas e após as eleições a prioridade será atender os empresários.  Aí o eleito dirá ao povo: "não temos dinheiro", "estamos analisando", aquela enrolação de sempre. Mas para os patrões a conversa será diferente. A experiência mostra que os governos que dizem defender todos, na realidade só querem o voto dos trabalhadores, mas vão defender os patrões.

Para além do voto, precisamos nos organizar contra esses e outros ataques que visam reduzir nossos direitos e salários. Faremos uma oposição de esquerda independente de quem se eleger e convidamos a todos e todas para fazer parte dessas lutas e defender uma cidade para os trabalhadores, uma luta incansável contra toda forma de exploração e opressão.

Venha conhecer o PSTU.
Acesse:
pstuoestedoparana.blogspot
www.facebook.com/groups/pstucascavel
Fone: 9951-2672 
Email: pstucascavel@gmail.com