É PRECISO AMPLIAR A SOLIDARIEDADE AOS TRABALHADORES EM GREVE NA FAVILLE:
Os trabalhadores da Faville de Mal. C. Rondon estão de parabéns pelo exemplo da luta. A greve que começou no dia 16 de julho continua forte. A empresa até o momento não apresentou nenhuma proposta decente.
A Faville foi instalada em Mal C. Rondon com muito dinheiro da prefeitura, teve um contrato milionário com o governo Requião para vender merenda às escolas, já recebeu muito dinheiro da Prefeitura Municipal em empréstimos com juros de pai pra filho. Não podemos aceitar que essa empresa continue atrasando o salário dos trabalhadores. Não podemos aceitar que a empresa há mais de 1 ano não deposite o FGTS, que atrase o vale alimentação e não garanta o plano de saúde dos trabalhadores!
A situação da mulheres é ainda pior pois, segundo a lei todas as empresas com mais de 120 trabalhadores devem ofertar creches, e esse direito é sonegado pela Faville.

Manifestação de estudantes e operários na ExpoRondon - Dia 25/07/12
CRISE ECONÔMICA MUNDIAL
Na Europa a crise é dura e os governos retiram direitos dos trabalhadores. No Brasil a crise está chegando. Porém as empresas lucram com incentivos do governo, como redução do IPI e empréstimos facilitados, corte no orçamento, etc. Mas não pensam duas vezes antes de demitir os trabalhadores. A Faville também se beneficiou com dinheiro público, demitiu trabalhadores e, para piorar, há anos vem atrasando o salário.
EXEMPLO A SER SEGUIDO:
A greve na Faville é um exemplo para os demais trabalhadores, incluindo os operários das outras fábricas. Em praticamente todas as fábricas de Mal C. Rondon os salários são baixos, o que obriga muitos operários a terem 2 empregos. É frequente o sistema de banco de horas, que acaba descumprindo o direito a hora-extra. Há fábricas em que os trabalhadores chegam a cumprir 12 horas de trabalho diárias. O desrespeito e o assédio moral também são frequentes. Além disso, existem as doenças provocadas pelo trabalho... Só com a luta dos trabalhadores é possível mudar isso!
Os trabalhadores não podem pagar pelas dívidas da empresa. Eles produzem toda a riqueza que vai para as mãos do patrão.
Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=EmJyTbmutXA&feature=youtu.be
CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE DA CLASSE TRABALHADORA:
Várias organizações de trabalhadores e estudantes estão apoiando a greve. Mas é preciso ampliar a campanha de solidariedade aos operários em greve. Para isso propomos:
a) Chamar mais estudantes a se solidarizarem numa verdadeira unidade operário-estudantil. Até porque muitos estudantes também são operários.
b) Todos os sindicatos de Mal C. Rondon e região precisam manifestar seu apoio concreto à greve na Faville.
c) Todos os partidos políticos precisam se posicionar ao lado dos trabalhadores. Os companheiros do PSOL já estão apoiando desde o início. O PT e o PCdoB, que afirmam defender os trabalhadores, precisam manifestar seu apoio concreto.

EXIGIMOS DA FAVILLE:
- Pagamento dos salários atrasados imediatamente, de uma vez só!
- Depósito imediato de todo o FGTS!
- Garantia de não demissão e recontratação dos demitidos!
- Saúde, condições de trabalho e salários dignos!
- Creche no local de trabalho em tempo integral!
Chega de dinheiro da prefeitura para a Faville! A Prefeitura precisa defender os trabalhadores e não da empresa.
Caso a Faville não pague os salários atrasados e continue demitindo é preciso que seja aberto a contabilidade da empresa e que seja estatizada e passe a ser controlada pelos trabalhadores!
Todo apoio à greve dos Trabalhadores da Faville!

Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado – PSTU/Oeste do Paraná
O PSTU é um partido diferente. Sempre apoia as lutas dos trabalhadores, combate o preconceito, não aceita dinheiro de patrão e luta pelo socialismo. Acesse: www.pstu.org.br
Contatos: (45) 9989-2551 (45) 9951-2672
pstumcr@yahoo.com.br
pstucascavel@gmail.com
pstuoestedoparana.blogspot.com
www.facebook.com/groups/